DICAS DE ALIMENTAÇÃO



Para que um atleta obtenha um bom desempenho de suas atividades esportivas, é necessário um acompanhamento nutricional. Pois, desta forma, a partir dos hábitos alimentares individuais, gasto energético, atividades praticadas e sua freqüência, entre outros, é elaborado um plano alimentar que atenda a todas as necessidades do atleta, tornando seu desempenho cada vez melhor.
As refeições devem estar balanceadas com os nutrientes adequados, ingerindo alimentos dos diferentes grupos alimentares, tais como: proteínas (carne, ovos, leite e derivados), carboidratos (pães, cereais integrais, massas, arroz, etc), lipídeos (óleos e gorduras), fibras, água, vitaminas e minerais (frutas verduras e legumes).
Durante o dia, respeitar o número de refeições que não deve ser inferior a 4, sendo que cada refeição principal deve ter intercalados frutas, sucos naturais, barras de cereais, sanduiches naturais, iogurtes, vitaminas. Mesmo que o objetivo seja perder peso não pule as refeições e sim diminua a quantidade ingerida.
No almoço e no jantar, faça refeições completas incluindo grãos e cereais, carne ou ovo, vegetais crus, legumes cozidos e frutas ou sucos naturais. No jantar as quantidades devem ser inferiores às do almoço, pois o metabolismo corporal está diminuido, o que leva a uma digestão mais lenta.
Não esqueça de alimentar-se antes de qualquer atividade física, ou em intervalos de quatro horas entre as refeições, um copo de suco e algumas bolachas água e sal podem se ingeridos antes de atividades mais leves.

Nenhum comentário:

Assista aqui trabalho de produção e edição dos vídeos Fazenda Café Velho