O QUE É DOPPING?


Também chamado de “dopagem” é a administração ilícita de uma droga estimulante ou estupefaciente com vistas a suprimir temporariamente a fadiga, aumentar ou diminuir a velocidade, melhorar ou piorar a atuação de um animal ou esportista. A comissão médica do comitê olímpico internacional instituiu durante os jogos olímpicos do México (1968) a aplicação de testes anti-dopagem sistemáticos, decidindo que seriam excluídos dos jogos os atletas comprovadamente dopados.
Nos últimos anos, com os atletas sendo patrocinados pôr grandes empresas, alguns mestres das diversas modalidades, visando interesses empresariais na divulgação de sua arte marcial, e também com o advento das competições de “free style”, ocorreu uma profissionalização equivocada dos profissionais envolvidos com as artes marciais, bem como seus atletas. Difícil dizer-se da ignorância ou má fé dessas pessoas. O fato é que, cada vez mais, os atletas de diversas modalidades têm se valido de meios ilícitos para auferir vantagens nas diversas competições, e assim atendendo interesses de forma escusa.
Cabe ressaltar que essas substâncias são consideradas dopantes, de forma qualitativa e não quantitativa, ou seja, não se considera a quantidade, mas sim o que aparece, mesmo porque os métodos laboratoriais de detecção não chegam a um resultado 100% conclusivo para se determinar a razão do uso do medicamento-tratamento ou dopagem. Agruparemos as substâncias dopantes em 5 grupos principais:
- ESTIMULANTES PSICOMOTORES: a anfetamina, a cocaína, os moderadores de apetite.
- AMINAS SIMPATICOMIMÉTICOS: estimulam o sistema nervoso central, como vasoconstritores nasais que tem efedrina.
- OUTROS ESTIMULANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: a cafeína, a aminoflina.- ANALGÉSICOS-NARCOTICOS: a codeína, a morfina, a heroína, etc.
- ESTERÓIDES ANABÓLICOS: os hormônios masculinos, que veremos adiante.

Com exceção dos esteróides, os efeitos dos outros grupos assemelham-se. As anfetaminas (que são bolinhas) são estimulantes do SNC. Infelizmente, ainda são muito usadas e provocam a elevação da pressão arterial, de freqüência cardíaca, do atleta, diminuem, diminuem o medo e aceleram o metabolismo das células. Doses pequenas já produzem esses efeitos depois de 30 minutos. Efeitos colaterais não faltam: tonturas, dores de cabeça, insônia, mal estar, cansaço fácil e, principalmente a dependência da droga, que quase sempre evolui para drogas mais potentes e mais perigosas.
Muitas vezes os efeitos são mais psicológicos do que fisiológicos.
O uso de estreardes anabólicos-adrogenicos pêlos atletas em todo o mundo vem se tornando cada vez mais freqüentes, apesar de todas as recomendações médicas em contrário e do vigor das leis de controle de dopagem. Essas substâncias são derivadas da testosterona, um hormônio sexual masculino que é fabricado pêlos testículos. No homem, é produzido durante a vida inteira, mas principalmente por volta dos 11 e 13 anos, tendo como funções principais: a decida dos testículos para dentro dos escrotos, o crescimento dos testículos e do pênis, a distribuição dos pêlos, participação no crescimento ósseo, desenvolvimento da musculatura após a puberdade. Daí a definição de esteróides anabólicos (crescimento e desenvolvimento) e androgênicos (caracteres sexuais masculinos).
Entretanto, os atletas no desespero de melhora rápida da massa e da força, e na incessante luta por melhorar seus recordes, acabam por usar doses elevadas, algumas, algumas vezes com exagero sem sentido. Em certos casos, as doses são tão altas que os músculos acabam ficando refratários a qualquer hipertrofia. As modalidades que mais tem utilizado desse método são o halterofilismo, lutas, remo, atletismo e ciclismo. No homem, os efeitos secundários são: Aumento das lesões traumatológicas dos tendões e dos ligamentos, porque o desenvolvimento dos músculos não é acompanhado do desenvolvimento dessas estruturas. Diminuição da estatura Lesões do fígado, como hepatite e câncer. Redução do tamanho dos testículos, redução na produção dos espermatozóides e lesões graves da próstata.

Na mulher, o uso é muito perigoso, principalmente antes e durante a puberdade. Produz parada de crescimento, aspecto masculino, engrossamento da voz, aumento da distribuição dos pêlos e aumento do clitóris. A reversibilidade de qualquer desses efeitos negativos depende da quantidade usada, do tempo de uso, de características metabólicas individuais e da extensão das lesões.

Por Rafael Rizzi

VEJA MAIS SOBRE DOPING

DICAS DE ALIMENTAÇÃO



Para que um atleta obtenha um bom desempenho de suas atividades esportivas, é necessário um acompanhamento nutricional. Pois, desta forma, a partir dos hábitos alimentares individuais, gasto energético, atividades praticadas e sua freqüência, entre outros, é elaborado um plano alimentar que atenda a todas as necessidades do atleta, tornando seu desempenho cada vez melhor.
As refeições devem estar balanceadas com os nutrientes adequados, ingerindo alimentos dos diferentes grupos alimentares, tais como: proteínas (carne, ovos, leite e derivados), carboidratos (pães, cereais integrais, massas, arroz, etc), lipídeos (óleos e gorduras), fibras, água, vitaminas e minerais (frutas verduras e legumes).
Durante o dia, respeitar o número de refeições que não deve ser inferior a 4, sendo que cada refeição principal deve ter intercalados frutas, sucos naturais, barras de cereais, sanduiches naturais, iogurtes, vitaminas. Mesmo que o objetivo seja perder peso não pule as refeições e sim diminua a quantidade ingerida.
No almoço e no jantar, faça refeições completas incluindo grãos e cereais, carne ou ovo, vegetais crus, legumes cozidos e frutas ou sucos naturais. No jantar as quantidades devem ser inferiores às do almoço, pois o metabolismo corporal está diminuido, o que leva a uma digestão mais lenta.
Não esqueça de alimentar-se antes de qualquer atividade física, ou em intervalos de quatro horas entre as refeições, um copo de suco e algumas bolachas água e sal podem se ingeridos antes de atividades mais leves.

DIREITO DESPORTIVOS

Com a edição da lei pelé o passe livre foi extinto, assegurando aos clubes o direito a receber uma indenização (claúsula penal prevista no contrato de trabalho) em caso do atleta querer transferir-se para outro clube antestermino do contrato ou também na hipótese de rompimento unilateral por parte do atleta.
No caso do clube atrasar o pagamento do SALÁRIO, INSS ou FGTS, por três meses, poderá o atleta rescindir o seu contrato de trabalho, sem pagar qualquer indenização ( clausula penal prevista no contrato de trabalho ) e receber o seu atestado liberatório, através de ação trabalhista, onde será pedido a rescisão indireta do seu contrato de trabalho, podendo desta maneira continuar sua carreira em outro clube.

PREVENÇÃO DE LESÕES

PROGRAMA DE PREVENÇÃO:
Desenvolvido pelo centro de pesquisa da FIFA.

O futebol, como outros esportes, está associado a certos riscos de lesões por parte dos jogadores. No entanto, estudos científicos comprovaram que a incidência de lesões no futebol pode ser reduzida por meio de programas de prevenção.

O programa de prevenção “Os 11” (“The 11”) foi desenvolvido pelo centro de pesquisa médica da FIFA (F-MARC), em cooperação com um grupo de especialistas internacionais. “Os 11” é um programa preventivo simples, de fácil memorização e eficiente, que compreende dez exercícios práticos, mais um que promove o Jogo Limpo (“Fair Play”). Não requer equipamentos além de uma bola, e pode ser feito em 10-15 minutos (depois de um curto período de familiarização). Os exercícios trabalham o equilíbrio central, o treinamento excêntrico dos músculos, o treinamento proprioceptivo, o equilíbrio dinâmico e a pliometria (treinamento em impulsão) com a perna em linha reta. O programa é eficiente pelo fato de exercitar, simultaneamente, diferentes aspectos e pode substituir outros exercícios.

“Os 11” deve ser realizado em toda sessão de treinamento após um aquecimento e alongamento de todos os grupos de músculos importantes. A prática correta dos exercícios é importante para assegurar sua efetividade. A seqüência de exercícios deve ser respeitada. Antes de cada jogo, uma versão mais curta (apenas com os exercícios 4, 5 e 8) deve ser realizada.
Os benefícios do programa incluem melhoria na performance e também prevenção contra lesões. Além disso, respeitando o Jogo Limpo, você reduz o risco de lesionar-se e de lesionar outros jogadores.

Executando o Programa

1. Apoio em Antebraço
Fortalece os músculos centrais para aumentar o equilíbrio central


Posição inicial:
Deite-se sobre seu estômago e sustente a parte de cima do corpo com seus braços. Apóie seus pés verticalmente ao solo.

Movimentação:
Levante seu estômago, quadris e joelhos de modo que seu corpo fique em linha reta, dos seus ombros a seus tornozelos, paralelo ao solo. Seus cotovelos devem estar diretamente abaixo de seus ombros. Contraia seus músculos abdominais e os glúteos. Pressione suas escápulas em direção ao centro da costa de maneira que estejam no mesmo nível de sua costa. Levante sua perna direita alguns centímetros do solo e permaneça nesta posição por 15 segundos. Retorne à posição inicial, relaxe e repita o exercício com sua perna esquerda.

Repetições:
1-2 vezes para cada perna.

Importante:
- Sua cabeça, ombros, costas e quadris devem estar em linha reta.
- Seus cotovelos devem estar diretamente abaixo de seus ombros.
- Não jogue sua cabeça para trás.
- Não deixe que seu estômago desça.
- Não incline suas nádegas para cima.
- Com a perna levantada, não deixe seus quadris moverem para o lado.

2. Apoio lateral em antebraço Fortalece os músculos laterais do abdômen para aumentar equilíbrio central.

Posição inicial:
Deite-se de lado. Sustente o tronco de seu corpo com um braço, de modo que seu cotovelo esteja verticalmente abaixo de seu ombro e seu antebraço esteja no solo. Dobre seu joelho inferior num ângulo de 90º. Vistos de cima, seus ombros, cotovelos, quadris e joelhos devem formar uma linha reta.

Movimentação:
Levante sua perna superior e os quadris na altura de seu ombro, formando uma linha reta, paralela ao solo. Permaneça nesta posição por 15 segundos. Retorne à posição inicial, relaxe e repita o exercício do outro lado.

Repetições:
2 vezes para cada lado.

Importante:
- Vistos de frente, seu ombro de cima, quadris e perna superior devem estar em linha reta.
- Seu cotovelo deve estar em posição vertical na mesma altura do ombro.
- Vistos de cima, os ombros, cotovelo, quadris e pernas devem formar uma linha reta.
- Não apóie sua cabeça sobre seu ombro.
- Não deixe que seus quadris desçam.
- Não incline a parte superior de seu ombro, quadris ou pernas para frente ou para trás.

3. Músculos Posteriores da Coxa
Fortalece os músculos posteriores da coxa.


Posição inicial:
Ajoelhe-se sobre o solo com o tronco ereto. Os joelhos e as pernas devem estar separados na mesma distância da largura dos quadris. Cruze seus braços na frente de seu corpo. Faça um companheiro segurar seus tornozelos firmemente contra o solo, com ambas as mãos.

Movimentação:
Incline-se lentamente para frente, mantendo seu tronco e quadris eretos. Seus quadris e tronco devem estar em linha reta. Tente manter esta posição o máximo de tempo possível. Quando não agüentar mais, use ambas as mãos para amortecer sua queda.

Repetições:
5 vezes.

Importante:
- Seu companheiro deve manter seus tornozelos firmes contra o solo.
- Seu tronco e quadris devem estar em linha reta.
- Não encurvar os quadris.
- Não incline sua cabeça para trás.
- Execute o exercício lentamente primeiro, mas depois que se sentir mais confortável, acelere o ritmo.

4. Esqui de fundo
Fortalece os músculos da perna.



Posição inicial:
Fique em pé sobre sua perna direita e deixa a outra perna solta. Dobre seu joelho e quadris levemente de modo que o tronco se incline para frente. Vistos de frente, o quadril, joelho e pé da perna de apoio devem estar em linha reta.

Movimentação:
Dobre e estique o joelho de sua perna de apoio e movimente alternadamente os braços no mesmo ritmo. Dobre seu joelho o máximo possível, mas distribua o peso sobre toda a planta de seu pé. Quando estiver estendido, não enrijeça seu joelho. Mantenha os quadris e o tronco em equilíbrio e para frente.

Repetições:
15 vezes sobre a perna direita, depois 15 vezes sobre a perna esquerda.

Importante:
- Vistos de frente, quadril, joelho e pé da perna de apoio devem estar em linha reta.
- Mantenha o tronco e os quadris em equilíbrio e para frente.
- Mantenha o quadril em posição horizontal e não deixe inclinar para o lado.
- Distribua seu peso em toda a planta do pé.
- Não deixe que o joelho da perna de apoio se incline para o lado.
- Não deixe os joelhos juntos.

5. Apoio em uma perna com lançamento
Melhora a coordenação e o equilíbrio; Fortalece os músculos da perna.



Posição inicial:
Fique de frente para um companheiro a uma distância de 3 metros, ambos apoiados sobre a perna direita. Joelhos e quadris devem estar ligeiramente flexionados. Mantenha seu peso sobre o metatarso ou levante o calcanhar. Vistos de frente, quadril, joelho e pé da perna de apoio devem estar em linha reta.

Movimentação:
Jogue a bola para frente e para trás: se estiver apoiado na perna direita, arremesse com o braço esquerdo e vice-versa. Segure a bola com ambas as mãos, e jogue-a de volta com uma mão. Quanto mais rápido a bola troca de mãos, mais efetivo será o exercício.

Repetições:
10 vezes sobre a perna direita, depois 10 vezes sobre a perna esquerda.

Importante:
- Vistos de frente, quadril, joelho e pé da perna de apoio devem estar em linha reta.
- Mantenha seu tronco e quadris em equilíbrio e para frente.
- Mantenha seus quadris na posição horizontal e não deixe que se incline para o lado.
- Mantenha seus quadris e o joelho da perna de apoio ligeiramente flexionados.
- Não deixe que seu joelho se incline para o lado.
- Mantenha seu peso sobre o metatarso ou levante o calcanhar.

6. Apoio em uma perna e flexão do tronco
Melhora a coordenação e o equilíbrio; Fortalece os músculos da perna.


Posição inicial:
A exemplo do Exercício 5, fique de frente para um companheiro a uma distância de 3 metros, ambos apoiados sobre a perna direita.

Movimentação:
A exemplo do Exercício 5, jogue a bola para frente e para trás, porém, antes de devolvê-la, toque a bola no solo sem colocar seu peso sobre a mesma.

Repetições:
10 vezes sobre a perna direita, depois 10 vezes sobre a perna esquerda.

Importante:
- Vistos de frente, quadril, joelho e pé da perna de apoio devem estar em linha reta.
- Mantenha seu quadril na posição horizontal e não o deixe inclinar para o lado.
- Mantenha seu quadril e o joelho da perna de apoio ligeiramente inclinados.
- Não deixe que seu joelho se incline para o lado.
- Mantenha seu peso apenas sobre o metatarso ou levante o calcanhar.
- Ao tocar a bola no solo, não apóie seu peso sobre a mesma.

7. Apoio em uma perna, fazendo “8”
Melhora a coordenação e o equilíbrio; Fortalece os músculos da perna.



Posição inicial:
A exemplo do Exercício 5, fique de frente para um companheiro a uma distância de 3 metros, ambos apoiados sobre a perna direita.

Movimentação:
A exemplo do Exercício 5, jogue a bola para frente e para trás, mas antes de devolvê-la, passe a bola em forma de oito pelo meio e ao redor de suas pernas: primeiro, ao redor de sua perna de apoio com o tronco inclinado para frente, e depois ao redor da outra perna, mantendo o tronco o mais ereto possível.

Repetições:
10 vezes sobre a perna direita, depois 10 vezes sobre a perna esquerda.

Importante:
- Vistos de frente, quadril, joelho e pé da perna de apoio devem estar em linha reta.
- Mantenha seu quadril na posição horizontal e não o deixe inclinar para o lado.
- Mantenha seu quadril e o joelho da perna de apoio ligeiramente flexionados.
- Não deixe que seu joelho se incline para o lado.
- Mantenha seu peso apenas sobre o metatarso ou levante o calcanhar.
- Seu tronco deve mover-se substancialmente para baixo e para cima durante todo o exercício.

8. Saltos sobre uma linhaMelhora a técnica e a potência do salto

Posição inicial:
Fique na posição em que a separação entre os joelhos e a parte inferior das pernas seja igual à largura do quadril, e a aproximadamente 20 centímetros ao lado de uma linha. Dobre seus joelhos e quadril ligeiramente de maneira que o tronco se incline um pouco para frente. Vistos de frente, quadril, joelho e pés devem estar em linha reta. Os braços devem estar ligeiramente flexionados e próximos ao corpo.

Movimentação:
Pule, lateralmente, com ambos os pés sobre a linha e volte, o mais rápido que puder. Pouse suavemente sobre os metatarsos, com os joelhos ligeiramente flexionados.

Repetições:
Pule 10 vezes de cada lado, depois 10 vezes para frente e para trás sobre a linha.

Importante:
- Vistos de frente, seus quadris, joelhos e pés formam duas linhas paralelas.
- Mantenha seus quadris e joelhos ligeiramente flexionados durante todo o exercício.
- Nunca deixe seus joelhos juntos e não os deixe inclinar para o lado.
- Dê o impulso com ambos os pés e apóie-se sobre os metatarsos dos pés.
- Pouse suavemente com seus joelhos flexionados para amortecer o impacto.
- Nunca pouse com os joelhos estendidos ou sobre seus calcanhares.
- Um “pouso” tranqüilo e uma “decolagem” rápida são mais importantes que a altura do salto.


9. Salto em Zigue-Zague
Melhora a coordenação e a técnica de salto.



Posição inicial:
Fique no começo do percurso de zigue-zague (6 marcas para os 10 x 20 metros), com as pernas separadas na mesma distância da largura dos quadris. Flexione seus joelhos e quadris de modo que seu tronco se incline substancialmente para frente. Um ombro deve estar na mesma direção do movimento.

Movimentação:
Salte lateralmente até a primeira marca, vire de modo que seu outro ombro esteja na direção da marca seguinte e complete o percurso de zigue-zague o mais rápido possível. Sempre salte e pouse sobre os metatarsos.

Repetições:
Completar o percurso 2 vezes.

Importante:
- Sempre mantenha seu tronco inclinado para frente e as costas eretas.
- Mantenha seus quadris e joelhos substancialmente flexionados.
- Pule e pouse sobre os metatarsos de ambos os pés.
- Pouse suavemente com seus joelhos flexionados para amortecer o impacto.
- Mantenha os joelhos relaxados durante todo o exercício e não os deixe inclinar para o lado.
- Nunca pouse com os joelhos estendidos ou sobre seus calcanhares.

10. Saltos largos e altos
Melhora a técnica e a potência do salto.

Posição inicial:
Fique apoiado sobre sua perna de impulso com o tronco ereto. O braço do mesmo lado da perna de impulso deve estar à frente do seu corpo. Vistos de frente, quadril, joelho e pé da perna de impulso devem estar em linha reta.

Movimentação:
Salte com perna de impulso o mais alto e rápido que puder. Levante o joelho da perna posterior o mais alto possível, flexionando, ao mesmo tempo, o braço oposto à frente de seu corpo. Pouse suavemente sobre o metatarso de seu pé com o joelho ligeiramente flexionado.

Repetições:
Percorra uma distância de 30 metros por duas vezes.

Importante:
- Vistos de frente, quadril, joelho e pé da perna de impulso devem estar em linha reta.
- Durante o impulso, levantar o mais alto possível o joelho da perna de impulso, cruzando o braço contrário à frente do corpo.
- Pouse sobre o metatarso de seu pé e com seu joelho flexionado para amortecer o impacto.
- Não deixe seu joelho inclinar para o lado durante o salto e o pouso.
- Nunca pouse com os joelhos estendidos ou sobre os calcanhares.

11. Jogo Limpo (“Fair Play”)
... para o bem do jogo e a saúde dos jogadores.

As lesões no futebol podem ser prevenidas, em parte, melhorando o condicionamento físico dos jogadores. No entanto, a maioria das lesões no futebol é causada por faltas, assim que o respeito às Regras do Jogo e, especialmente, o Jogo Limpo (“Fair Play”) é essencial para prevenir lesões.
Assista aqui trabalho de produção e edição dos vídeos Fazenda Café Velho